Nº 0684 - REINO ENCANTADO DOS GUARÁS - CONTO

 


 
Há uns 20 anos atrás, Melissa era uma menina de sete Primaveras. Durante a sua infância em todas as férias de Julho prontamente ia para casa de seus avós maternos que  moravam em uma ilha que se chamava Mayandeua. Apesar de sua pouca idade, Melissa sempre foi comprometida a realizar muitas perguntas durante estas viagens de férias. Assim, com está finalidade de ser um pesquisadora durante 24 horas a menina  certamente aprendera muito com os seus avós, principalmente sobre os animais da ilha. Bem como  o mangue, os ciclos das marés, da lua, os nomes dos peixes e também muito sobre a cultura da ilha.

Certa vez, desejando ir pescar, Melissa através de sua sabedoria de menina danada, conseguiu convencer o seu avô para que fossem no próximo dia pescar. Antes do amanhecer, Melissa já estava pronta com todos os seus apetrechos de menina de 7 anos. Inclusive a boneca Sula que sempre estava na sua mochila. No decorrer da pequena viagem, Melissa como sempre  perguntava sobre tudo. Assim da pequena embarcação a menina estava atenta aos mangueiros e suas raízes, os caranguejos, os itaquerês, os mergulhões, as garças, os guarás, os tralhotos etc. Foram duas horas de pescaria e cada vez mais maravilhada. Melissa  ainda conseguirá pescar um peixe pedra. Assim a embarcação e os dois aventureiros   retrocederam para a  vila com uma grande fieira de peixes para o almoço. Ao chegar em casa, Melissa passou a contar toda a história para sua vovó e assim foi até à noite. 

Assim, Melissa dormiu tarde naquele dia.  Agarrada com a boneca Sula, parecia sorrir. No raiar do dia no café da manhã, a menina logo direcionou a palavra para os seus avós. Dizendo em tom alto e claro: - Já sei o que eu quero ganhar de natal! Os avós espantados, olharam-se um para o outro e logo perguntaram a neta. 

- Então diga o que você vai querer ganhar de presente de Natal?

Melissa entusiasmada gritou:

- Uma árvore de guarás!!!

Bom, imaginem então o que aconteceu naquele Natal.



FIM

Copyright de Britto, 2020

Projeto Literário e Musical Primolius N° 0684

Mensagens populares