Nº 0664 - A MULHER DO MANGUE - COORDENADA GEOGRÁFICA 65 - CARTOGRAFIA DO IMAGINÁRIO POPULAR DE MAYANDEUA

 


Segundo os mais antigos, reside na ilha, mais precisamente nos manguezais. Uma mulher muito branca de cabelos longos e com poucas vestimentas. Esta entidade, conforme alguns residentes só aparece para os Homens que vão para o mangue com o intuito de depredá-lo, cortá-lo, jogar lixo e principalmente cidadãos embriagados a que vem namorar em seu leito sem a permissão de outros seres encantados. Para os que decidem realizar ações que possam destruir os manguezais, esta mulher sempre aparece. A mesma deixa estes caboclos mundiados e se for namorar sem pedir permissão pegam flechadas que deixam os cidadãos no fundo da rede por uma semana e a maioria só ficam “bons” depois que a peia é revertida em rezas e banho de ervas, muitos também relatam que a mulher do mangue tem o poder de transformar o caboclo em animal. Quando não, esta tenta levar o cidadão para outro plano. Assim, passando pelo julgamento das entidades, estes Homens podem ser transformados em anus-branco, turús ou em mucuras.

Em noites sem lua ela aparece em forma de luz dentro do mangue e quando caminha dá para ouvir os galhos sendo quebrados por sua força, bem como o vento traz um Cheiro forte de peixe. A mulher do mangue reside nos mais altos mangueiros. Nas marés mortas transforma-se em garça para poder fiscalizar melhor a sua moradia. Em outros relatos dizem que ela foi deixada por seu marido, onde o mesmo a amarrou num mangueiro com o objetivo de tirar-lhe a vida. Segundo os moradores mais antigos o marido desta mulher era um fidalgo advindo de terras muito distantes e que por aqui estava devido a colonização das terras de Cintra. Assim este senhor aderiu através de sua amante um plano que levaria a vida desta senhora mais cedo para o céu. Assim a segunda mulher do colonizador teve a ideia de concretizar o seu maior desejo que era dizimar a esposa de seu amado. A mesma era sua inimiga e rival, pois, sempre viveu com o objetivo de vingança pelo fato de ter perdido muitos namorados por culpa da beleza da referida outrora dama portuguesa.

Contudo a mulher deste homem virou encantada. Transformou-se em uma sereia fantasma que possui pernas. Esta vive vagando na procura de quem maltrata a sua Casa. Ela também tem o poder de seduzir. Quem á segue fica mundiado ou simplesmente aparecerá em algum lugar da ilha. Entretanto, este, já estará em um outro plano espiritual. Dizem que no inverno ela atrai muitos insetos, principalmente maruins.

E assim.... 

Termino mais uma história de nossa misteriosa ilha.


FIM

© Copyright de Britto, 2020 – Pocket Zine

Projeto Musical e Literário Primolius N° 0664

Mensagens populares