Nº 0531 - LEGADO DE PÁSSAROS - CONTO AMBIENTAL



Em uma floresta, havia uma mangueira que abrigava um casal de pássaros. Eles se chamavam Lira e Sol e eram conhecidos por sua sabedoria e bondade. Lira tinha as penas azuis, como o céu, e Sol tinha as penas amarelas, como o sol. Eles eram muito amigos e viviam em harmonia com a natureza e os outros animais.

Certo dia, eles estavam se aninhando em um galho alto, admirando a paisagem e ouvindo o canto dos colegas do igapó, quando viram uma luz brilhante se aproximar. Era um ser encantado, com asas de borboleta e um sorriso gentil. Ele se apresentou como Ysyus, o guardião da floresta dos bichinhos perdidos e órfãos, e disse que estava ali para lhes fazer uma proposta.

"Eu vim lhes oferecer um presente muito especial," disse ele. "Vocês são as aves mais belas desta floresta, e eu quero lhes dar a oportunidade de conhecerem outro mundo: o mundo dos humanos."

"O mundo dos humanos?" perguntou Lira, curioso. "Como é esse mundo?"

"É um mundo muito diferente do seu," respondeu Ysyus. "Os humanos são seres inteligentes e criativos, mas também são egoístas e destrutivos. Eles constroem cidades enormes e máquinas incríveis, mas também poluem o ar e a água, desmatam as florestas e caçam os animais."

"Que horror!" exclamou Sol, indignado. "Como eles podem fazer isso com a natureza?"

"Explicou Ysyus - Talvez ainda não saibam o valor da vida e da harmonia. Mas nem todos são assim. Há também humanos que se preocupam com o meio ambiente e tentam protegê-lo."

"E qual é o seu presente?" perguntou Lira.

"O meu presente é lhes dar a capacidade de se transformarem em seres humanos, caso vocês queiram," disse Ysyus. "Assim, vocês poderão conhecer o mundo deles por si mesmos, e talvez até ajudar a mudá-lo para melhor."

"E como faremos isso?" perguntou Sol.

"Basta dizerem a palavra mágica: 'Fabules'," disse Ysyus. "Mas cuidado: essa transformação só pode ser feita uma vez e só pode ser desfeita se vocês voltarem para esta mesma mangueira."

Lira e Sol ficaram pensativos por um momento. Eles sabiam que aquela era uma decisão importante, que poderia mudar suas vidas para sempre. Eles se olharam nos olhos e sentiram a amizade que os unia. Então, eles tomaram uma decisão.

"Nós aceitamos o seu presente," disseram eles em coro.

"Muito bem," disse Ysyus. "Então digam a palavra mágica."

"Fabules!" gritaram eles.

E num piscar de olhos, eles se transformaram em dois rapazes, vestidos com roupas simples e coloridas. Eles se sentiram estranhos no início, mas logo se acostumaram com seus novos corpos. Eles fizeram uma mesura para Ysyus e agradeceram pelo presente. 

"Boa sorte em sua jornada," disse Ysyus. "Espero que vocês encontrem o que procuram."

E assim, Lira e Sol partiram para a cidade mais próxima, levando consigo apenas a sua curiosidade e a sua coragem.

Na cidade, eles ficaram maravilhados com as coisas que viram: os prédios altos e iluminados, os carros velozes e barulhentos, as lojas cheias de mercadorias e as pessoas apressadas e diversas. Eles também ficaram chocados com as coisas que viram: o lixo espalhado pelas ruas, o ar poluído e cinzento, a pobreza e a violência que assolavam alguns lugares e a indiferença e o desprezo que algumas pessoas tinham pela natureza. Eles decidiram que queriam fazer algo para mudar essa situação. Eles usaram sua sabedoria e sua beleza para sensibilizar as pessoas sobre a importância de cuidar do meio ambiente.

Com o passar do tempo, eles conseguiram conquistar muitos aliados e admiradores, que se juntaram à sua causa. Eles também fizeram muitos amigos e inimigos, que os apoiavam ou os criticavam. Eles viveram muitas aventuras e desafios, alegrias e tristezas. Mas eles nunca se esqueceram de sua origem e de seu destino. Eles sabiam que um dia teriam que voltar para a sua mangueira, para se tornarem aves novamente. Eles sentiam saudades da sua vida simples e tranquila, mas também se orgulhavam da sua vida humana e agitada.

Finalmente, depois de muitos anos como seres humanos, eles decidiram que era hora de retornar à sua casa. Eles se despediram de seus amigos e de seu grupo, agradecendo por tudo o que viveram juntos. Eles pegaram um ônibus e seguiram para a floresta. Lá, eles encontraram a mangueira que sempre foi seu lar. Ela estava ainda mais bela e frutífera do que antes, graças aos esforços de preservação que eles ajudaram a promover. Eles subiram em um galho alto e relataram. "Nós conseguimos", disse Lira. "Nós conseguimos", disse Sol.

"Fabules!" Disseram eles em coro.

E num piscar de olhos, eles se transformaram em pássaros novamente, com as penas azuis e amarelas brilhando ao sol. Eles se sentiram felizes e realizados por terem vivido uma experiência única e inesquecível. Eles sabiam que foram capazes de fazer a diferença e deixar um legado importante para as futuras gerações.

Em sua jornada de volta à floresta, Lira e Sol não estavam sozinhos. Durante seu tempo na cidade, eles narraram sobre o local onde residiam com grupos de pessoas que compartilhavam sua paixão pelos pássaros da floresta e pela preservação da natureza. Esses novos amigos se uniram a eles.  E assim estes estudiosos, foram conhecer o local de seus colegas Sol e Lira.  À medida que estes humanos visitavam a floresta, estes trabalharam para criar projetos de conservação e educação ambiental. Eles plantaram árvores, organizaram campanhas de limpeza e sensibilizaram a comunidade local sobre a importância da natureza.

Com o tempo, a floresta onde Lira e Sol viviam se tornou um refúgio seguro para muitas espécies de animais e plantas, graças aos esforços contínuos de conservação. A harmonia e a beleza da floresta foram restauradas, e a vida prosperou mais uma vez. Assim os amigos humanos de Sol e Lira passaram seus dias cuidando da floresta e celebrando a maravilha da natureza. Eles se tornaram um exemplo de como a cooperação entre diferentes espécies poderia criar um mundo melhor para todos. E assim, a história de Lira e Sol se espalhou por toda a região, inspirando outras pessoas e animais a se unirem em prol da preservação do meio ambiente.

Dizem que brevemente Lira e Sol estarão de volta ao mundo dos Homens. Pois, segundo o Ysyus, o guardião da floresta dos bichinhos perdidos e órfãos, Mayandeua, parece que está em perigo.

Assim, Primolius relatou!


FIM

Copyright de Britto, 2022

Projeto Literário e Musical Primolius Nº 0531

Mensagens populares