AUTO DO BOI Nº 240“ESTRELA DE MAYANDEUA” PARTE III

PERSONAGENS: Narrador, Tripa, Senhor da fazenda, Dona Maria, Pai Francisco, Catirina, Vaqueiros , Índios , Pajé, Matinta, Rebolo e Doutor.

O AMO
Descobri quem matou o boi!
Fato este de covardia!
Quem matou o meu estimado boi...
Vai ter a mesma sentença embravecida.

Venham aqui! Vaqueirada do campo.
Procurem aquele senhor soturno
E não tardem para encontrá-lo!
Pois não tarda chegar o tempo noturno!

(ENTRADA DOS VAQUEIROS PADRONIZADOS. OS MESMOS CIRCULAM PELO RECINTO ENQUANTO O NARRADOR INFORMA )
NARRADOR

Escutem! Oh! Meu povo querido!
Este fato que deste lado do Mar ocorreu...
Dona Maria. Esposa do amo...
Implora ao marido que não faça o que prometeu.

ENTRADA DA JOVEM MARIA. SEU ASPECTO E DE UMA PRINCESA

DONA MARIA

Meu esposo valente,
Não elimine aquele pobre homem.

Lave as mãos nesta água...
Tirada de nosso lago encantado.

Eu te peço oh! Meu comandante!
Não cometa este mesmo pecado.

O AMO
Minha querida Maria
Posso atender ao teu pedido
Mas eu te prometo
Que eu vou pegar aquele Chico!

Minha vaqueirada do campo!
Depressa! Saiam em busca da indianada.
Informem a notícia de meu boi...
Para acalmar esta dor que não se acaba.

 VAQUEIRO

Seu desejo é uma ordem
Vamos já pegar a estrada.
Traremos o grande pajé
E toda a turma da indianada.

(SAEM MONTADOS Á CAVALO. DÃO VOLTAS EM CÍRCULO ENQUANTO OS MÚSICOS TOCAM.)

VAQUEIROS ENCONTRAM OS ÍNDIOS

 VAQUEIRO

Oh! Tribo forte!
Onde está o grande Pajé da Mata?
Trago de Mayandeua
Uma pedido do meu senhor para esta Data!

PAJÉ

Chegue mais vaqueiro praiano!
Pois apresente a notícia nova!
Curumim! Diga para trazer mais comida...
pra esse povo lá de fora!

Se o senhor da fazenda nos chama.
Toda a tribo irá ajudá-lo
Venham vaqueiros do campo!
Antes de irmos! Reforcem as tripas até o talo!

(NESTE MOMENTO TODOS PASSAM A DANÇAR PREPARANDO-SE PARA O RETORNO.)

 (ENQUANTO OS OUTROS ÍNDIOS BATEM OS SEUS TACAPES E ARCOS PRONTOS PRA GUERRA E TODOS RETORNAM PARA A FAZENDA)

VAQUEIRO

Já retornamos meu amo!
Corremos muito pelo mundo lá fora!
Brigamos com a mata verde!
Mas agora já estamos de volta.

Meu senhor está aqui!
O grande pajé e toda a indianada.
Trouxeram muita força e armas...
Pra acabar com essa bagunçada.

O NARRADOR

Nesse instante Chico e Catirina,
Ouvem lá do mato os gritos de guerra.
Os dois muito assustados...
Já ficam de cor amarela.

 PAI FRANCISCO

Oh! Minha velha!
Tu tá ouvindo a indianada?
Oh! Catirina!
É melhor a gente pegar a estrada!

 A CATIRINA

Meu velho Chico!
São os índios fazendo o terror!
E vão pegar a gente meu homem...
Mandados pelo Amo e senhor.

(SAEM DE CENA)

FINAL TERCEIRA PARTE

Copyright de Britto, 2020
Projeto Literário e Musical Primolius N° 240

Mensagens populares