*Nº 0001 - FESTA NO MANGUE - SÉRIE E-BOOK - JÁ EM POCKET - ZINE
Caro leitor(a),
É com grande entusiasmo que compartilho com você uma emocionante novidade: esta história inspiradora agora está disponível em formato de livro e E-Book, acompanhada de imagens belíssimas que complementam e enriquecem cada página. Cada ilustração é uma obra de arte por si só, capturando a essência e a emoção da narrativa de maneira única e cativante. Então, mergulhe nesta aventura literária e deixe-se envolver pela maravilha e pelo encanto que este livro tem a oferecer. Que ele possa trazer momentos de inspiração, reflexão e alegria para todos aqueles que se aventurarem em suas páginas. Com carinho,
De Britto
Certo dia houve uma grande festa no mangue onde estiveram os maiores astros daquela localidade. Entre eles estavam: A sacola, a garrafa plástica, o copo, a fralda descartável o "bolo" de linha de pesca, entre outros, como o sofá, o pneu, a geladeira, garrafa de vidro e até o cocô humano. Este evento anual foi para homenagear os principais artistas que mais poluí os manguezais naquele ano. Assim, como sempre, o início do evento foi aberto pela sacola de plástico, pois há décadas, ganha o primeiro lugar por unanimidade por ser o que mais polui os manguezais, rios, marés, furos e igarapés de todo o planeta.
E assim iniciou:
- Caríssimos confrades, agentes poluidores. Antes de tudo, gostaria de parabenizar a todos pelo trabalho que está sendo realizado nas áreas ambientais do mundo. Segundo notícias da mídia humana, já é estimado cerca de milhares de pássaros e mamíferos que morrem pela ingestão de plásticos no mundo! Ou seja, além das águas, estamos também em muitas outras ações. E este prospecto de sucesso são de todos nós, as sacolas. (Aplausos frenéticos)
Continuando, com a palavra... Todos aqui sabem que eu sou um produto derivado do petróleo e posso levar séculos para a minha degradação. Ultimamente, como sabem, recebi o título de um dos maiores símbolos de poluidor do mundo! (Mais aplausos!) - Sou consumida por quase todos os humanos e cerca de um milhão de sacolas por minuto são utilizadas em todo o planeta. Fico muito felizes caros colegas em ver a mudança dos mangues, rios, etc... Estamos conseguindo os nossos objetivos! Mas, devo dizer que não estou sozinho nesta meta. Gostaria de parabenizar a fralda descartável que também faz um estrago por onde passa! (Mais aplausos no ambiente!)
De repente surge um grito no ambiente! - Tu não és o mais importante! Todos olham entre si com muitos burburinhos... - Olhem aqui para baixo! Todos olham e logo dizem: - Mas, quem é este zinho? Rapidamente o ser curioso responde: - Sou o NURDLES! Sou a maneira mais econômica de transferir grandes quantidades de plástico e outros resíduos pelo mundo! O cocô humano responde: - Vixi! Este pequeno é importante mesmo! O NURDLES continua: - Apesar de pequeno, sou de resíduos industriais, residenciais e de transporte marítimo. Estou presente em cosméticos, sabonetes esfoliantes, cremes para o corpo e até em cocô e sangue humano eu já fui encontrado! E claro os oceanos é minha principal casa! (Todos aplaudem)
De repente, surge o "pesca fantasma"... - Desculpem! Apesar de minha aparência, sou também um dos mais importantes. Pois, quando eu não sirvo mais para o trabalho, os profissionais me descartam em qualquer parte do mar ou rios. Sou a linha e rede de pesca e estou em todos os mares! (Mais aplaudem!)
E foi assim o andamento da festa daquele ano. Ah! Quem venceu a Eleição do mais importante poluidor foi novamente a sacola plástica. Dizem que houve fraudes! Bom, agora e esperar o ano que vem, para sabermos quais os maiores poluentes nos espaços ambientais, principalmente em nossos manguezais.
- Dizem que no próximo ano, teremos novidades!
FIM
Copyright de Britto, 2020
Projeto Literário e Musical Primolius /N° 0001