Nº 0781 - BANHO DE CHEIRO SOB A LUZ DE SÃO PEDRO - CONTO

 



Após um animado caldo de turú, uma iguaria típica da região, Sr. Wylus, o venerável pescador que havia migrado do Nordeste, recostou-se em sua rede, deixando-se envolver pelos sons suaves da noite. Sob a luz tênue das estrelas e a música distante das festividades de São Pedro, ele mergulhou em um sono profundo, transportado para um reino onde o passado e o presente entravam em harmonia.

Em seu sonho, Sr. Wylus caminhava pelas ruas da vila, onde as fogueiras lançavam sombras dançantes sobre os rostos sorridentes dos moradores. À sua frente, uma bacia de alumínio exalava uma fragrância encantadora, convidando-o a molhar o corpo naquelas águas de cheiro. Uma sensação de familiaridade e saudade o envolveu enquanto ele se aproximava, guiado por uma força ancestral que parecia pulsar dentro dele.

Sem hesitar, Sr. Wylus entregou-se ao abraço acolhedor das águas perfumadas. À medida que jogava a água na cabeça, ele foi transportado para tempos passados, onde memórias de felicidade e camaradagem o acolhiam como velhos amigos. Rostos queridos e momentos compartilhados enchiam seu coração de calor e gratidão, enquanto ele se deixava levar pela correnteza do passado.

Então, uma voz suave sussurrou em seu ouvido, trazendo consigo uma mensagem de esperança e renovação. Era como se os próprios antepassados estivessem ali, guiando-o e protegendo-o em sua jornada. Um sentimento de paz e serenidade envolveu Sr. Wylus enquanto ele absorvia as palavras reconfortantes, sabendo que estava exatamente onde deveria estar, no momento certo.

Com lágrimas, Sr. Wylus lembrou-se de sua mãe e avó, cujos ensinamentos e amor o acompanhavam mesmo nos momentos mais desafiadores. Despertou do sonho, sentindo-se revigorado e inspirado. Enquanto os primeiros raios de sol iluminavam a vila, ele sabia que aquele sonho não fora apenas uma fantasia passageira, mas sim um lembrete do poder do amor e da tradição. Com um sorriso sereno nos lábios, ele se levantou da rede e saiu para enfrentar o novo dia, renovado em espírito e cheio de esperança para o futuro que aguardava a ilha sob a proteção de São Pedro.

Naquela mesma noite, a vila se reuniu para celebrar no arraial, onde Sr. Wylus, iluminado pela luz das fogueiras e pela lembrança dos ensinamentos de sua família, dançou com alegria e gratidão pela vida que tinha e pelo futuro que estava por vir. E assim, uma mucura sussurrou para Primolius, relatou em segredo que o pescador havia encontrado um novo amor, selando o destino de Sr. Wylus com um toque de romance e esperança.

- Coisas da Vila.


FIM

Copyright de Britto, 2022

Projeto Literário e Musical Primolius Nº 0781


Mensagens populares