Nº 0778 - O CANTO DAS GURIJÚBAS - CONTO FANTÁSTICO

 


Nas margens do mar que se estendia até se perder de vista, em uma pequena vila de pescadores, a vida girava em torno do oceano e das dádivas que ele oferecia. Entre os desafios enfrentados pelos hábeis pescadores, havia um que testava sua destreza: a misteriosa Gurijuba.

A Gurijuba, com sua pele prateada e seus ferrões envenenados em suas costas e laterais, desafiava até mesmo os pescadores mais experientes. Dizia-se que, em suas profundezas, ela guardava segredos antigos, como um tesouro escondido sob as ondas. Os mais velhos da vila contavam histórias sobre como a Gurijuba era capaz de prever mudanças repentinas no clima ou de guiar os pescadores para os melhores pontos de pesca.

Em tempos antigos, conta-se que uma Gurijuba especial apareceu nas águas do Furo Velho. Os pescadores juravam que dentro dela havia ouro reluzente, e que ela tinha visitado os tesouros da princesa perdida nas águas do oceano. Essa história alimentava a imaginação da vila, despertando o desejo de desvendar os segredos ocultos sob as ondas.

A preparação das redes para a pesca da Gurijuba exigia meticulosidade. Feitas com fios quase imperceptíveis na água, as redes eram construídas com cuidado, garantindo que estivessem prontas para o desafio que viria. A pesca da Gurijuba, segundo muitos pescadores da região, dependia não apenas da habilidade técnica, mas também da paciência. Durante a noite, quando o peixe estava mais ativo, os pescadores lançavam suas redes no mar , iluminando a escuridão com lanternas suaves. A espera, muitas vezes longa, era permeada pelo farfalhar suave da água e pelo canto distante das aves noturnas e baleias. A captura bem-sucedida de uma Gurijuba era motivo de celebração na vila. O cozidão de Gurijuba se tornava o centro das festividades, unindo a comunidade em torno de uma conquista compartilhada.

No entanto, dizem os mais antigos que, em noites de lua cheia, quando as águas parecem mais calmas e misteriosas, é possível ouvir um canto suave vindo das profundezas do mar, como se fosse a voz da própria Gurijuba. Alguns pescadores afirmam ter visto luzes brilhantes dançando sobre as ondas, sugerindo a presença de algo além da compreensão humana. Esses relatos alimentam a crença de que os segredos da Gurijuba vão além do que os olhos podem ver, lançando um véu de mistério sobre as águas daquela vila de pescadores.

- Coisas de Camboinha!


FIM

Copyright de Britto, 2022

Projeto Literário e Musical Primolius Nº 0778



Mensagens populares