Nº 0775 - NAS ILHAS, CUPINS EM VOO - CRÔNICA

 


Nas terras banhadas pelas águas das ilhas de Mayandeua e Algodoal, um espetáculo da natureza se desenrola sob os céus carregados. As chuvas, como fiéis companheiras, deslizam sobre a paisagem, alimentando os rios que cortam a terra e moldam seu destino. As marés, com sua força inabalável, dançam ao ritmo das luas, trazendo vida e mistério às praias de areia branca. Entre os sons da natureza, o zumbido dos cupins em voo ecoa pelo ar, enquanto as mutucas, incansáveis, dançam em todas as veredas, desafiando aqueles que ousam adentrar seu território. Sob as copas das árvores frondosas, as frutas de manga e muruci amarelam o chão, um banquete para os habitantes alados e terrestres dessa terra abençoada.

Mas nem tudo é calmaria neste paraíso tropical. Nas margens dos rios, as mouruadas se escondem, criaturas misteriosas que habitam o rio-mar, sussurrando segredos antigos para quem ousa escutá-las. E entre os manguezais, uma batalha silenciosa se desenrola, com alguns se refugiando nas redes de dormir, buscando abrigo contra os ataques incessantes dos carapanãs e maruins, enquanto outros enfrentam bravamente as picadas em busca de seu sustento.

Mayandeua e Algodoal, ilhas de encantos e mistérios, onde o verde exuberante se funde com o manguezal, e as vilas acolhem aqueles que buscam refúgio em sua beleza única. Com os seus portais abertos para o desconhecido, esta terra-água encantada convida os aventureiros a desvendarem seus segredos e a sua magia inexplicável.

Em meio às brumas matinais que envolvem Mayandeua, os segredos ancestrais parecem sussurrar entre as folhas das árvores centenárias. Os habitantes das ilhas tecem histórias de encantamento e respeito pela natureza que os rodeia. Nas noites de lua "grande", quando os ventos sopram suavemente, os Portais abertos para o mundo dos Encantados se tornam mais evidentes, e estes dançam ao redor das ilhas, celebrando a harmonia entre os mundos visível e invisível. Os mais velhos contam lendas de seres misteriosos que habitam as profundezas das florestas e das águas, guardiões dos segredos que permeiam a história das ilhas. Por entre os manguezais, os caminhos se entrelaçam como veias pulsantes da terra, conectando os diversos recantos onde a vida se manifesta em toda a sua exuberância. As aves marinhas sobrevoam os estuários em busca de alimento, enquanto os caranguejos escavam seus túneis mágicos nas margens dos rios, marcando o ritmo cadenciado de sua existência.

E assim, entre as chuvas que purificam e as marés que renovam, Mayandeua e Algodoal permanecem como santuários de mistério e beleza. Lá no horizonte, mais chuva se aproxima...


FIM

Copyright de Britto, 2022

Projeto Literário e Musical Primolius Nº 0775




Mensagens populares