Nº 0767 - RESPIRAÇÃO DE MARÉ - CONTO

 


Em uma vila nos arredores de Mayandeua, entre os seus moradores, havia Jykoas, um pescador de alma sábia e olhar perspicaz, cujas mãos calejadas pela pesca traziam consigo os segredos daquele mar repleto de mistérios. Sua filha, Mykyas, herdara sua paixão pelo oceano. Enquanto lançavam suas redes ao mar sob o céu matutino, pai e filha trocavam olhares cúmplices, comunicando-se com poucas palavras.  "Pai, hoje o mar parece sussurrar segredos antigos", disse Mykyas, seus dedos ágeis trabalhando nas malhas da rede. Jykoas direcionou um sorriso nos lábios. "É o espírito de Maya, filha. Ela nos guia, nos protege e nos abençoa, juntamente com o 'Pai Velho'.

Enquanto o sol envolvia a ilha próximo ao Reino dos Baiacús, quase na entrada do Igarapé do Mamede, os pescadores enfim retornavam ao beiradão, carregando consigo dezenas de peixes. O aroma salgado e fresco pairava no ar, misturando-se com o riso e as vozes animadas da vila, que celebravam a abundância concedida naquele dia pelas águas da ilha.

À medida que a noite chegava, Jykoas e Mykyas observavam as marés atingirem seu ápice, como o próprio coração de Mayandeua pulsando em sincronia com a vida na ilha. "Olhe, pai, como as águas dançam ao som da melodia do universo", murmurou Mykyas, seus olhos fixos no horizonte. Jykoas novamente sorriu, orgulhoso da conexão profunda que sua filha tinha com a natureza que os rodeava. "Sim, minha querida, é o eterno carimbó da vida, uma dança que nos une a todos, desde os primeiros murmúrios do tempo e dos ciclos das marés."

E assim, na Ilha de Mayandeua, os dias seguiam seu curso, como as marés que fluíam e refluiam sob o olhar benevolente da princesa das águas. Neste contexto, em algum lugar da ilha um homem admirava a sua filha com um olhar de respeito e orgulho. Para o pescador Jykoas, já sabia que a sua filha iria dar continuidade à tradição de sua família, bem como respeitar a Natureza de Mayandeua por muitas gerações.

- Esta foi a última pescaria de Jykoas, pois o 'Pai Velho' o chamou para o grande mar flutuante. Enquanto Mykyas, continua orgulhosa a sua sina.

- Descanse em Paz!


FIM

Copyright de Britto, 2022

Projeto Literário e Musical Primolius Nº 0767

Mensagens populares