Nº 0666 - A BRUXA CAMALEOA - COORDENADA GEOGRÁFICA 67 - CARTOGRAFIA DO IMAGINÁRIO POPULAR DE MAYANDEUA

 


Em toda a ilha de Mayandeua encontraremos Muitas “iguanas”. São muitos os que dizem que elas nos observam a todo momento na Ilha. Mas, infelizmente muitas são levadas daqui para viver em cativeiros em outras partes do mundo. Em nossa ilha também dizem que existe uma “Iguana Mãe” que cuida de todos do gênero camaleônico e que a mesma protege os ovos que as suas filhas depositam nas areias das praias no verão de Mayandeua.

Era quase meio-dia. Perto da Pedra Chorona” a mãe das iguanas apareceu para um rapaz que costumava pegar ovos de iguanas para vender ou mesmo quebra-los nas “brincadeiras” que realizava com a sua turma. Este também, como muitos, amarram as presas em buracos como objetivo de poder pegar os ovos forçadamente. No entanto, através destas amarrações, muitas “Camaleoas” morrem asfixiadas pelas cordas fundeadas em seu Corpo.

Assim, transformada em ser humano a “Iguana Mãe” encontra-se com o rapaz. O mesmo acabara de cometer o ato aqui relatado. Sem perder tempo, logo perguntou para a transeunte: - Boa tarde meu jovem! Por favor. Onde fica o caminho para Fortalezinha? Estou vindo de Algodoal e não conheço nada por aqui. O Jovem surpreso com a aparição inesperada da mulher, logo respondeu: - E por ali senhora! E só seguir aquele caminho! Ela contrapõe: Tu não terias um pouco de água? Tenho muita sede! E parece que o caminho até onde desejo ir será longo. O rapaz tira um copo da mochila e logo em seguida interroga: - A senhora não quer comprar ovos de camaleoa? Veja, aqui tenho trinta unidades! Faço um preço legal para a senhora! A dona logo engoliu as palavras e com uma certa dificuldade, contrapôs: - Moço! Por que tu não deixas a Natureza seguir o seu curso? Dentro em breve a ilha não terá esses bichinhos! Ele contestou com um tom de ironia... Por mim! Esses “calango Grande” não servem é pra nada! Tem mais e que morrer mesmo! Tome o copo e olhe!Bem ali na frente tem água jorrando. Fica entre aquelas pedras. A mulher sabendo de seu objetivo. Pegou o copo e foi em direção da “Pedra Chorona”. No retorno perguntou ao Adolescente: Tu não queres levar-me a Fortalezinha? Eu pago pelo o teu trabalho como Guia! Rapidamente o púbere se dispôs a levar A mulher. E assim começaram a caminhada. Durante o trajeto não haviam palavras entre os dois. No entanto ao chegar na metade do Caminho a mulher falou: Jovem! Tu conseguirias para mim quatro frutos daquele cajueiro? Ele é bastante alto! Tu subirias para apanhar os frutos? Não se preocupe que tudo Isto irá somar no teu trabalho! Sem falar o Jovem subiu na árvore. Ao chegar em seu ápice olhou para o chão e não conseguiu ver a Mulher. No entanto ao seu lado viu uma Imensa iguana.

Depois de dois dias de procura a comunidade encontrou o jovem nas folhagens da mata perto da Vila de Camboinha. Segundo ele, não lembrava de nada! E desde aquele dia ele nunca mais quis saber de ovos de camaleoa. 

O que aconteceu?

- Só ele é quem sabe!


FIM

Copyright Britto, 2020

Projeto Primolius Literário-N° 0006

Mensagens populares