Nº 0644 - MAMPINGUARI DO MANGUEZAL II - COORDENADA GEOGRÁFICA 45 - CARTOGRAFIA DO IMAGINÁRIO POPULAR DE MAYANDEUA

 




Nos manguezais de Maya, onde a densa vegetação e as águas salinas se entrelaçam, surge a enigmática Mampinguara do Mangue. Sua presença é sussurrada por poucos da ilha, no entanto estes que conhecem narram que ela reside  nos ocos das grandes pedras dos furos, próximo ao  mangue.

A Mampinguara do Mangue, contraparte feminina do lendário Mampinguari, é descrita como uma criatura de pelagem as vezes com algas, cujo universo alimentar é rica na dieta à base de peixes deixados nas redes e currais. Contudo, sua natureza reservada reflete a do seu equivalente masculino, evitando perturbar a paz dos manguezais com qualquer ruído diferente.

O canto suave e hipnótico da Mampinguara do Mangue ecoa apenas para aqueles que, inadvertidamente, desafiam as leis silenciosas do mangue. Como uma guardiã dos mistérios da ilha, ela se recolhe às sombras quando o Sol banha os mangueiros e tinteiros, nutrindo um receio pela luz solar. 

Entretanto, a verdadeira magia se desvela quando a Mampinguara encontra seu par, o Mampinguari. Nesse encontro, um feitiço é desencadeado, transformando-os em Samaumeira. Assim, a Mampinguara do Mangue rege sua própria narrativa em Mayandeua, onde os segredos se entrelaçam com estas histórias cheias de mistérios e segredos desta grande ilha.

- Dizem que que ela se transforma em pássaro nas noites sem lua! 


FIM

© Copyright de Britto, 2020 – Pocket Zine

Projeto Musical e Literário Primolius Nº 0644

 

Mensagens populares