O INVERNO NA ILHA Nº 101 - CONTO

 


Na ilha de Mayandeua, havia uma grande dúvida entre os bichinhos que lá viviam: quem era o responsável por trazer o inverno para a ilha? Todos os anos, depois da Festa do Caju, quando os cajueiros entravam em repouso, o tempo mudava e a chuva caía sem parar. Era o início do longo inverno da ilha, que durava até a próxima florada dos cajueiros.

Cada bichinho tinha uma opinião sobre quem era o causador do inverno. Alguns se achavam mais importantes do que os outros e se gabavam de suas façanhas. Vamos conhecer alguns deles e suas histórias:

O sapo dos lagos era um bichinho verde e gordo que gostava de coaxar na beira da água. Ele dizia que era ele quem encomendava o inverno para a ilha. Ele afirmava que tinha um acordo com as nuvens para que elas trouxessem a chuva e enchessem os lagos da ilha. Assim, ele poderia receber os seus parentes sapos que vinham de outras regiões para se reproduzir na ilha. Ele também dizia que era ele quem fazia as flores dos bacurizeiros brotarem, pois elas eram as preferidas dos sapos para se alimentar.

O jacaré dos lagos era um bichão verde e escamoso que gostava de ficar escondido na água. Ele dizia que era ele quem trazia o inverno para a ilha. Ele afirmava que tinha um poder especial de chamar a chuva com o seu rugido. Ele fazia isso para proteger os lagos da ilha, pois eles eram o seu lar e o seu alimento. Ele também dizia que era ele quem fazia as flores do muricizeiro florescerem, pois elas eram as preferidas dos jacarés para se enfeitar.

O siri do mangue e do lago era um bichinho azul que gostava de andar por aí. Ele dizia que era ele quem provocava o inverno na ilha. Ele afirmava que tinha uma força incrível de mover as águas com as suas pinças. Ele fazia isso para liberar os cardumes de peixes que ficavam presos nos mangues e nos lagos da ilha. Assim, ele poderia se alimentar e também compartilhar os peixes com os outros bichinhos.

E assim era a discussão entre os bichinhos da ilha sobre quem era o responsável pelo inverno. Eles sempre brigavam e se vangloriavam de suas habilidades. Eles não percebiam que o inverno era um fenômeno natural que acontecia por causa da mudança das estações e da posição da Terra em relação ao Sol.

Dizem que as mutucas, uns insetos chatos e picadores, estavam planejando uma forma de se aproveitar da situação e se tornarem as donas do inverno na ilha.

E assim chegava mais um inverno em Mayandeua, com os seus reis do pedaço.


FIM

© Copyright de Britto, 2020 – Pocket Zine

Projeto Musical e Literário Primolius Nº 101


Mensagens populares