AVENTURA NA ILHA DE MAYANDEUA - Nº 414 - TEATRO - 5 ATOS

 



Personagens:

Narrador: Um pássaro guará 

João: Um menino de dez anos que mora na ilha de Mayandeua e gosta de explorar a natureza.

Crabs: Um siri enorme, com uma pinça gigante e uma carapaça azul brilhante, que fala e sabe muitas coisas sobre o mar.

Cenário: A ilha de Mayandeua, um lugar paradisíaco no litoral do Pará, com uma praia de areia branca, um mar cristalino e um manguezal verdejante.


Ato I - O encontro

Cena 1 - A praia

(Narrador) Era uma manhã ensolarada na ilha de Mayandeua, um lugar paradisíaco no litoral do Pará. João, um menino de dez anos que morava na ilha, estava ansioso para ir à praia brincar com seus amigos. Ele pegou sua mochila, seu boné e sua vara de pescar e saiu correndo de casa.

(João) Tchau, mãe! Já volto! (Ele sai de cena)

(Narrador) João adorava a ilha onde vivia. Ele conhecia cada pedacinho dela, cada árvore, cada flor, cada pássaro. Ele gostava de explorar a natureza e aprender sobre os animais que habitavam aquele lugar. Ele também gostava de pescar e nadar no mar, que era cristalino e cheio de vida.

(Ele entra em cena na praia, onde encontra seus amigos: Pedro, Ana e Luísa. Eles se cumprimentam e começam a brincar na areia. João pega sua vara de pescar e vai até a beira do mar. Ele joga o anzol na água e espera pacientemente por algum peixe.)

(Ana) Ei, João! Vem brincar com a gente!

(João) Já vou! Só quero pegar um peixinho!

(Ele fica ali por alguns minutos, mas nada de peixe. Ele resolve mudar de lugar e caminha pela praia até encontrar uma piscina natural formada por rochas. Ele acha que ali terá mais sorte e joga o anzol novamente.)

(De repente, ele sente uma fisgada forte na vara. Ele puxa com força e vê um animal estranho pendurado no anzol. É Crabs, um siri enorme, com uma pinça gigante e uma carapaça azul brilhante. Ele tem olhos vermelhos e antenas compridas.)

(João) Uau! Que siri é esse?

(Ele tenta tirar o siri do anzol, mas o animal se agarra com a pinça e não solta. João puxa mais forte, mas o siri resiste. Foi então que ele ouve uma voz vinda do animal:)

(Crabs) Ei, garoto! Me solta! Você está me machucando!

(João) Você… você fala?

(Crabs) Claro que eu falo! E você também deveria falar menos e me soltar logo!

(João) Mas… como? Você é um siri! Os siris não falam!

(Crabs) E você é um humano! Os humanos não pescam siris!

(João) Eu não sabia que você era um siri! Você é diferente dos outros siris que eu já vi!

(Crabs) E você é diferente dos outros humanos que eu já vi! Você é mais curioso e menos cruel!

(João) Como assim? O que você sabe sobre os humanos?

(Crabs) Eu sei muitas coisas sobre os humanos. Eu sei que eles são os responsáveis pela poluição do mar, pela destruição dos manguezais, pela pesca predatória dos siris e outros animais. Eu sei que eles não respeitam a natureza nem os seus habitantes. Eu sei que eles são uma ameaça para o equilíbrio do ecossistema.

(João) Nossa… isso é verdade… mas nem todos os humanos são assim… eu não sou assim… eu gosto da natureza… eu quero protegê-la…

(Crabs) É mesmo? Então prove! Me solte agora mesmo e me devolva ao mar!

(João) Tudo bem… eu vou te soltar… mas antes me diga uma coisa: qual é o seu nome?

(Crabs) Meu nome é Crabs. E o seu?

(João) Meu nome é João. Prazer em te conhecer, Crabs.

(Ele tira o anzol da boca do siri com cuidado e o coloca na água. O siri se solta da pinça e nada até a superfície. Ele olha para João com gratidão e curiosidade.)

(Crabs) Obrigado por me soltar, João. Você é um humano diferente dos outros. Você tem um bom coração.

(João) De nada, Crabs. Você é um siri diferente dos outros. Você tem uma inteligência incrível.

(Crabs) Você quer saber mais sobre mim? Sobre os siris? Sobre o mar?

(João) Quero sim! Eu adoro aprender coisas novas! Você pode me ensinar?

(Crabs) Claro que posso! Mas você tem que prometer uma coisa: nunca mais pescar siris nem nenhum outro animal do mar sem necessidade. Você tem que respeitar a vida marinha e cuidar do meio ambiente. Você promete?

(João) Eu prometo! Eu nunca mais vou fazer mal a nenhum animal do mar! Eu vou cuidar do meio ambiente como se fosse minha casa!

(Crabs) Então venha comigo! Eu vou te mostrar um mundo novo, cheio de maravilhas e mistérios. Um mundo onde os siris são os reis!

(Ele mergulha na água e faz um sinal para João segui-lo. João pega sua máscara de mergulho e seu snorkel e pula na água atrás de Crabs.)

(Narrador) E assim começou a aventura de João e Crabs na ilha de Mayandeua. Eles passaram a se encontrar todos os dias na praia e a explorar juntos o maravilhoso mundo do mar. Eles aprenderam muitas coisas um com o outro e se divertiram muito.



Ato II - O manguezal

Cena 2 - O manguezal

(Narrador) No dia seguinte, Crabs levou João para um manguezal próximo à praia. Lá ele mostrou para João como os siris vivem em harmonia com as plantas e os outros animais do mangue.

(Crabs) Este é o manguezal, João. É aqui que eu moro com minha família e meus amigos.

(João) Que lugar lindo, Crabs! Tem tanta vida aqui!

(Crabs) Sim, tem mesmo. O manguezal é um ecossistema muito rico em biodiversidade. Aqui vivem muitas espécies de plantas e animais adaptados às condições salobras da água.

(João) Salobras?

(Crabs) Sim, salobras. Isso significa que a água aqui tem uma mistura de água doce com água salgada.

(João) Ah… entendi…

(Crabs) As plantas mais importantes do manguezal são as árvores chamadas de tinteiras e mangueiros. Esta última têm raízes aéreas e servem de abrigo para muitos animais.

(João) Que legal!

(Crabs) Os animais mais importantes do manguezal são os crustáceos, como os siris, os caranguejos e os camarões. Eles se alimentam da matéria orgânica que cai das árvores ou vem da maré.



Ato III - O tubarão

Cena 3 - O mar aberto

(Narrador) No terceiro dia, Crabs levou João para o mar aberto, onde eles nadaram entre muitos  peixes. Eles se maravilharam com a beleza e a diversidade do mundo submarino.

(Crabs) Este é o mar aberto, João. É aqui que eu gosto de nadar e explorar.

(João) Que lugar incrível, Crabs! Tem tanta cor e movimento aqui!

(Crabs) Sim, tem mesmo. O mar aberto é um ecossistema muito dinâmico e variado. Aqui vivem muitas espécies de peixes e outros animais marinhos.

(João) Que legal!

(Crabs) Os peixes mais importantes do mar aberto são os peixes ósseos, como os atuns, as sardinhas e os peixes-palhaço. Eles se alimentam de plâncton, algas ou outros peixes menores.

(João) Que interessante! Mayandeua será que já foi assim?

(Crabs) Acredito que sim João!  Os outros animais marinhos mais importantes do mar aberto são os cnidários, como as águas-vivas, os corais e as anêmonas. Eles têm células urticantes que injetam veneno nos predadores ou nas presas.

(João) Que perigoso!

(Crabs) Sim, é perigoso. Por isso temos que tomar cuidado para não encostar neles.

(João) Pode deixar!

(Eles continuam nadando e observando os animais marinhos. De repente, eles percebem uma sombra se aproximando por trás. É um tubarão, um grande e feroz predador do mar.)

(Crabs) João, cuidado! Um tubarão!

(João) Um tubarão? Onde?

(Crabs) Atrás de nós! Rápido, vamos fugir!

(Eles começam a nadar em direção à praia, mas o tubarão é mais rápido e os alcança. Ele abre a boca cheia de dentes afiados e tenta morder Crabs.)

(João) Crabs, não!

(Ele pega sua vara de pescar e acerta o tubarão na cabeça. O tubarão solta um rugido de dor e se afasta um pouco.)

(Crabs) João, obrigado! Você me salvou!

(João) De nada, Crabs! Você é meu amigo!

(Crabs) Você é muito corajoso, João! Você enfrentou um tubarão!

(João) Eu fiz o que pude, Crabs! Você também é muito corajoso!

(Crabs) Vamos sair daqui antes que ele volte!

(João) Vamos!

(Eles nadam até a praia e saem da água. Eles estão ofegantes e assustados.)

(Narrador) E assim terminou o terceiro dia da aventura de João e Crabs na ilha de Mayandeua. Eles escaparam por pouco de um tubarão faminto e se sentiram mais unidos do que nunca.


Ato IV - A tartaruga

Cena 4 - A praia

(Narrador) No quarto dia, Crabs levou João para uma parte da praia onde haviam muitas tartarugas marinhas. Lá eles viram várias tartaruguinhas saindo dos ovos e indo em direção ao mar.

(Crabs) Esta é a praia das tartarugas, João. É aqui que elas vêm desovar e onde nascem seus filhotes.

(João) Que lugar fofo, Crabs! Olha só as tartaruguinhas!

(Crabs) Sim, elas são muito fofas. As tartarugas marinhas são répteis que vivem no mar, mas que precisam vir à terra para botar seus ovos na areia.

(João) Que interessante!

(Crabs) Em relação as  tartarugas marinhas olhe estas, além de outras que tu irás conhecer, veja, estas   são as  tartarugas-verdes, as tartarugas-de-pente e as tartarugas-cabeçudas. Elas se alimentam de algas, esponjas ou crustáceos.

(João) Que legal!

(Crabs) As tartarugas marinhas são animais muito antigos e sábios. Elas vivem por muitos anos e viajam por longas distâncias.

(João) Que incrível!

(Crabs) Mas elas também sofrem muitas ameaças. Elas são caçadas pelos humanos por sua carne, seu couro ou suas cascas. Elas também são vítimas da poluição do mar, que as sufoca ou as envenena. Elas também são atacadas por predadores naturais, como os caranguejos ou as gaivotas.

(João) Que triste!

(Crabs) Sim, é triste. Por isso temos que ajudá-las a sobreviver.

(João) Como podemos ajudá-las?

(Crabs) Podemos proteger seus ninhos dos caçadores e dos predadores. Podemos limpar a praia dos lixos que podem machucá-las. Podemos orientar os outros humanos a não perturbá-las nem capturá-las.

(João) Pode contar comigo!

(Eles ficam observando as tartaruguinhas indo para o mar. De repente, eles veem uma delas se afastando das outras e indo para o lado errado.)

(Crabs) João, olha aquela tartaruguinha ali! Ela está indo para o lado errado!

(João) É verdade! Ela está confusa! Ela vai se perder!

(Crabs) Vamos ajudá-la! Vamos levá-la para o mar!

(Eles correm até a tartaruguinha e a pegam com cuidado. Eles a levam até a beira do mar e a colocam na água.)

(João) Pronto! Agora ela está salva!

(Crabs) Isso mesmo! Agora ela vai encontrar seu caminho!

(A tartaruguinha nada em direção ao mar e se junta às outras.)

(João) Tchauzinho, tartaruguinha! Boa sorte na sua jornada!

(Crabs) Tchauzinho! Seja feliz no seu lar!

(Narrador) E assim terminou o quarto dia da aventura de João e Crabs na ilha de Mayandeua. Eles ajudaram uma tartaruguinha perdida a chegar ao mar e se sentiram mais solidários do que nunca.



Ato V - A música


Cena 5 - A praia

(Narrador) No quinto e último dia da aventura de João e Crabs na ilha de Mayandeua

Ato V - A música

Cena 5 - A praia

(Narrador) No quinto e último dia da aventura de João e Crabs na ilha de Mayandeua, eles decidiram fazer uma festa na praia para comemorar a amizade que nasceu entre eles. Eles convidaram todos os seus amigos do mar e da terra para participar. Eles prepararam comidas e bebidas deliciosas e decoraram a praia com flores e conchas. Eles se divertiram muito dançando, cantando e contando histórias.

(João) Esta é a melhor festa que eu já fui na minha vida!

(Crabs) Eu também! Eu nunca me diverti tanto!

(João) Eu tenho que agradecer a você, Crabs. Você me mostrou um mundo novo, cheio de maravilhas e mistérios. Você me ensinou muitas coisas sobre o mar e sobre os siris. Você me fez um amigo melhor.

(Crabs) Eu que tenho que agradecer a você, João. Você me mostrou um lado bom dos humanos, cheio de curiosidade e bondade. Você me ajudou em muitos momentos de perigo e de alegria. Você me fez um amigo feliz.

(João) Você é o meu melhor amigo, Crabs.

(Crabs) Você é o meu melhor amigo, João.

(Narrador) E assim terminou a aventura de João e Crabs na ilha de Mayandeua. Eles se despediram dos seus amigos e prometeram se encontrar novamente em breve. Eles se sentiram mais completos do que nunca.

Mas antes de irem embora, Crabs quis fazer uma surpresa para João. Ele pegou um violão que ele tinha encontrado na praia e começou a tocar uma música que ele tinha composto para João. Era uma música sobre o meio ambiente e sobre a amizade entre os seres vivos. Era uma música linda e emocionante.

(Crabs) Esta música é para você, João. É o meu jeito de dizer obrigado por tudo.

(Ele começa a cantar:)

Crabs:


Eu sou um siri 

Você é um humano 

Nós somos diferentes 

Mas também somos iguais

Nós temos sentimentos e sonhos 

Nós queremos é viver em paz 


Nós somos amigos 

Nós somos irmãos 

Nós compartilhamos 

A mesma canção.


Refrão:


Vamos cuidar do meio ambiente 

 respeitar a vida marinha 

 proteger os animais 

 preservar os vegetais

reciclar o lixo 

evitar o desperdício.


(Ele termina de cantar e recebe uma salva de palmas dos seus amigos.)

(João) Que música linda, Crabs! Você é um gênio!

(Crabs) Que bom que você gostou, João! 

(João) Eu vou guardar essa música no meu coração para sempre!

(Crabs) Eu também!


(Narrador) E assim terminou a peça de teatro sobre a aventura de João e Crabs na ilha de Mayandeua. Espero que vocês tenham gostado e se emocionado com essa história de amizade e de amor à natureza. 

E lembrem-se: vamos cuidar do meio ambiente  e vamos respeitar a vida marinha e todos  os animais da ilha. 


FIM


© Copyright de Britto, 2021 – Pocket Zine 

Projeto Musical e Literário Primolius Nº 414


Mensagens populares