PAIXÃO E MAGIA NA MATA ENCANTADA DE MAYANDEUA – TEATRO POPULAR - II ACTO - N° 310


PERSONAGENS

Menestrel, Pássaro Japiim, Barão Toin de Souza, Senhorinha Therezel, Feiticeira Matinta, Princesa de Mayandeua, Caçador Frunchico, Seu Macaxeira, Dona René, Tuxaua, Cunha Aracy.


MENESTREL:
Eis agora para os vossos conhecimentos a mulher da mata. A feiticeira. Ela a Matinta! .
Entrada da feiticeira Matinta, a personagem entrará calma, no decorrer da cena a mesma realizará coreografias
de acordo com a percussão seguido uma coreografia.

MATINTA :
Eu Matinta! A feiticeira!
Sigo avante da energia dos tempos!
Sigo avante do universo destas matas!
Banham-me as águas da noite...
(Coreografia)
Eu, feiticeira das matas!
Nas noites frias, assobio nos terreiros!
“As veis” vou montada nos “bicho que passa”.
Boto, Boiúna e Mapinguari...
Dormem nestes braços de raça.
(Gargalhadas)
Meu destino é indeciso,
Como a chuva que cai na noite de trovoada,
Sou arteira, de vez em quando ganho um bocado de tabaco
E realizo os desejos de quem me presenteia.
Eu! A rainha destas brenhas das matas escuras!
Realizarei o desejo doentio do poderoso barão
Darei o fim ao pássaro encantado
Serei os olhos de um contratado caçador
Para finalizar este ato.
(Sai dando risada )
[(entrada do caçador )]
MENESTREL:
Eis o caçador destas matas!
Aí vem o Senhor Frunchico !
(Entrada do caçador procurando o pássaro Japiim)
CAÇADOR FRUNCHICO
Sou o Frunchico caçador!
Cá estou para dizimar o japiim.
Pobre coitado. Já foi um bonito mancebo destes campos,
Deus tenha pena de mim.
Fui contratado pelo velho barão.
Por mil réis farei o serviço.
Já ouvi a Matinta! Não tarda chegar.
Trouxe comigo muito tabaco para lhe ofertar.
(Continua procurando o pássaro)
 (Sai de cena)

FIM DO II ACTO

Copyright de Britto, 2020
Projeto Literário e Musical Primolius N° 310

Mensagens populares