Nº 0776 - CASA DE PAXIÚBA - CONTO

 


Na ilha de Mayandeua, um jovem casal decidiu começar sua jornada de vida juntos em uma pequena casa feita com o assoalho de paxiúba. Era um lugar simples, mas cheio de amor e promessas para o futuro. Com suas próprias mãos, eles construíram cada parte da casa, desde as paredes também da rica palmeira,  até os móveis rudimentares.

Nos primeiros anos, a vida do casal era moldada pelas águas que os cercavam. Com suas redes lançadas ao mar, eles se aventuravam na pescaria de camarão, sarnambi e peixe, encontrando no trabalho árduo a sustentação para sua família e a essência de sua existência naquela ilha encantada. Nas épocas das grandes chuvas, quando a terra se renovava em um espetáculo de cores e vida, eles se dedicavam à colheita e estocagem da polpa de bacuri, um tesouro da floresta que encontrava seu caminho até as mesas das cidades próximas.

E assim, entre os ciclos da natureza e os desafios da vida cotidiana, o casal prosperava, encontrando na simplicidade e na harmonia com o meio ambiente a verdadeira riqueza de suas vidas. Sua casa de paxiúba, com seus poucos móveis e utensílios básicos - um pote de barro, um fogareiro a lenha, lamparinas que iluminavam as noites sem lua e um girau onde repousava uma bacia sempre cheia de água do poço do vizinho, na varanda, suas redes de dormir - era o epicentro de sua felicidade.

Com o passar dos anos, o casal viu suas vidas se transformarem de maneiras inesperadas. Uma oportunidade os levou para longe da ilha, para terras distantes na Espanha, onde novos horizontes se abriram diante deles. No entanto, mesmo entre os encantos da Europa, eles nunca esqueceram as raízes que os ligavam à sua ilha natal. Agora, olhando para trás, eles se encontram envoltos pela nostalgia de tempos passados, pela simplicidade e pela autenticidade de sua primeira casa de paxiúba. Eles anseiam pela sensação da terra sob seus pés descalços, pelo cheiro do mar ao amanhecer, pela serenidade das noites estreladas na ilha de Mayandeua.

E assim, com saudade e amor em seus corações, o casal planeja uma jornada de volta às origens, onde esperam reencontrar a essência perdida em meio ao frenesi da vida moderna. Pois, para eles, a verdadeira felicidade reside na simplicidade da vida na encantada ilha de Mayandeua, onde cada momento é um tesouro que foi guardado para sempre em suas memórias com a Natureza de Maya.

- Tesouros de cheiros e imagens!

- Agora, o casal apenas sonha....

- Maya esta lá! Entre as Estrelas!                                                                                                                                                                                                                                      


FIM

Copyright de Britto, 2022

Projeto Literário e Musical Primolius Nº 0776







Mensagens populares