Nº 0649 - NAS RUAS DE AREIA - COORDENADA GEOGRÁFICA 50 - CARTOGRAFIA DO IMAGINÁRIO POPULAR DE MAYANDEUA

 


Do alto da varanda, onde o horizonte se mistura com o dourado do sol que se despede, contempla-se o espetáculo que é o teu pôr do sol. Mayandeua, entrelaçada pelas nuances do crepúsculo, revela-se como um quadro vivo e etéreo, onde o céu e o mar se encontram em uma dança de tonalidades.

O brilho do sol se desfaz, lançando reflexos dourados nas ondas que, como mensageiras, levam consigo os suspiros da tarde. A calidez da atmosfera envolve as ruas de areia e águas, transformando-as em caminhos de memórias, cada grão contando uma história única.

Neste cenário, somos cascatas de sal que caem na fina noite de tuas luas. Sob o céu estrelado, as ruas entusiastas guardam segredos, como murmúrios sussurrados pelo vento noturno. E é nessa calma, sob o manto da noite, que Mayandeua revela sua faceta mais íntima. As águas dos trópicos, cúmplices silenciosas, beneficiam esta terra através de um povo ordeiro, que constrói seus lares como epidermes que se entrelaçam às cores do mar. Assim, nas ruas de tua areia, surgem moradias que ecoam as histórias vividas sob o abraço da natureza.

Espero que estas palavras não ousem demais ao descrever-te, pois, diante da beleza de Maya, cada descrição parece ser um tributo modesto. Que a matéria que nos compõe, um dia, transforme-se em outras pedrinhas que seguirão o ciclo infinito, e que a saudade seja sempre do teu vento de setembro. Nas ruas desta paisagem única,  nada é igual. Pelo menos da minha varanda, continuarei a contemplar, maravilhado, o teu pôr do sol, onde o espetáculo da natureza encontra seu ápice, e o tempo parece se desacelerar, imerso na beleza efêmera e eterna de tuas paisagens.

- E assim diariamente, contemplo as tuas ruas de areia. 

- Perfeitas!


FIM

Copyright de Britto, 2020

Projeto Literário e Musical Primolius Nº 0649


Mensagens populares